quinta-feira, 7 de julho de 2011

O Sistema de Onibus Rodoviário na Argentina

 
Bem podemos dizer que os hermanos não são tudo isso no mundo futebolístico, podemos dizer que o churrasco argentino não chega a ser tão bom quando o nosso , agora em matéria de transporte rodoviário , por mais anti-hermano que alguém aqui possa ser , não tem para ninguém, os onibus interestaduas argentinos dão um banho , uma goleada, em matéria de conforto comparada as nossa carroças interestaduais nacionais
Quando viajei pela primeira vez para Argentina em 2002 , resolvi praticar uma Odisséia e sai da Rodoviária de São Paulo até o Terminal Retiro na capital portenha, naquela época só sabia que a Pluma fazia esse trajeto, porém no Terminal Tietê vi um guichê de uma companhia que nunca tinha ouvido falar a Crucero del Norte ( senão me engano já coloquei o link aqui ) que oferecia pela trajeto São Paulo Bsas, onibus leito , lanche e refeição com direito a jantar no restaurante da enpresa em Posadas ( Arg ), apesar de ja ter viajado pela Pluma arrisquei ir por esta companhia, e acabou sendo a melhor escolha que fiz em toda minha viagem , apesar de ser uma viagem longa ( 34 horas ) eu fui armado com meu antigo e saudoso walkman , minha mais saudosa ainda caixa de fitas K-7 com Queen ,Jefferson Airplane , Kitaro ( detalhe: falei fita K7 estávamos em 2002 ) , e fiz uma boa viagem , apesar de que 34 horas de viagem , tudo bem que até acho legal viajar de ônibus , mas não sei se repetiria esse périplo hoje...e como visto acima, este padrão de conforto , refeição a bordo ,não se restringe apenas a Crucero del Norte , quase a totalidade das empresas de ônibus argentino possuem seus ônibus com esses serviços, o que se torna uma boa alternativo para quem não tem tanta pressa, não tem tanto cash para ficar pegando avião direto e não ache problema ficar um tempinho dentro de um bus
 Pelo que já vi pelos blogs afora , a galera geralmente faz o trajeto , São Paulo-Santiago aéreo e depois Mendoza e Buenos Aires de ônibus , por não se tratar de uma viagem tão longa já que é comum todos darem um Pit Stop em Mendoza...para ir as excursões nas vinícolas mendocinas e depois seguir as 12 das 19 horas do trecho Santiago Mendoza, já mamados de vinho ...

Em se falando de trajeto Buenos Aires- Mendoza ou seu contrário , existe três companhias muito falada nos blogs dos colegas de mochila , Andesmar , Chevalier e CATA, e passeando por blogs acabai achando mais uma empresa que particularmente nunca tinha ouvido falar que é a Turismo Sendas http://www.vytsendas.com.ar/
Essa última se olhar para cima , oferece uma real suite que mais parece um belo Kitchnete sobre rodas, além de refeição oferece um monitor de vídeo exclusivamente seu com opção de 6 canais ( não se iluda , só passa porcaria nesses canais ) canal de audio, manta como poem ver na foto

As outras duas cias CATA  e Andesmar , oferecem a mesma linhagem de conforto, caf éda manhã ( leite e cafe em pó )e meia lunas  , almoço com carne, refrigerante ( Seven-Up para felicidade dos Mochileiros com mais de 40 anos que já beberam Seven-Up, que saudades!!!! ) a noite vinho champagne, e whisky porém esses últimos de gosto duvidoso e por fim a Chevalier, o qual ja viajei quando fui para Mendoza e particularmente apesar de ser difícil eu não gostar de algum serviço o desta companhia achei fraco, porém pode ter sido o dia que fui , ou outro motivo que não espeha a realidade , apesar disso quando eu for agora em Agosto pretendo fazer o trajeto de Mendoza a Retiro pela Suite da CATA ( A Sendas tem um onibus fantastico, porém no serviço leito as poltronas são individuais e acho que não pega bem eu dormir de um lado e minha esposa do outro  ( minha esposa é bicuda as vezes , mas não chega a ponto de abrir mão de ficar juntinho dela )
Se prestarem atenção logo no início do texto , coloquei o valor médio do trecho Mendoza-Retiro ( Bsas ) e convertendo para real a passagem na categoria Suite sai em reais 178 mangos, lógico existe opções mais baratos que é o semi leito  e o sistema semi leito sem serviços, mas se levarmoos em conta que os onibus saem na sua maioria a noite , vale a pena gastar uns reais e curtir um pouco de conforto e uma boa noite de sono pelo menos uma vez em sua viagem

Bravos mochileiros optam por querer ir até Ushuaia , na Terra do Fogo, para sentir como é estar no fim do mundo apesar de nunca ter ido até a  cidade de Parelheiros ( cidade fim do mundo em São Paulo )
Eu quase fui para lá neste férias( Ushuaia não Parelheiros ) , porém o que desanimou foi que teriamos que abrir mão de Mendoza se fossemos para lá, ficar zanzando de Aerobruxas de lá para cá , tendo esse vulcão enchendo o saco e cancelando voos aos montes , além de achar os preços das pousadas bem mais caros que que o resto da região , apesar de que lá agora esta caindo neve pra dedéu , mas as pousadas só falam em hospedagem em dolares , tudo e movido a dolares e como vc esta no c.. do mundo , vc não tem muita opção no que se refere a uma concorrência, Mendoza já compete com o Chile no que tange as estações de esqui e uma cidade meio do caminho de Buenos Aires , e pesquisando vi que por lá ( Em Mendoza ) os preços são mais em contas do que todos os lugares que pesquisei
Caso algúem queira saber como se faz para ir de Retiro para Ushuaia ( prepara o rabo porque ele vai ficar quadrado se for fazer esse trecho e longo pacas ) , a Costera Criolla, a TAC , a Dom Otto e a El Pinguino saem de Buenos Aires até Rio Gallegos ( vai e volta ) de Rio Gallegos se pega outro bus até Ushuaia
Para findar nossa prosa, deixo com vcs o link de um site que achei super legal, por ter a relação de todas as empresas rodoviárias da Argentina e as linhas que essas empresas fazem pela Argentina, Chile , Paraguai , Montevídéo e até mesmo Bolivia  , um site super show de bola o plataforma 10




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